A Semente
O Nepneuro nasceu de um sonho: oferecer o melhor atendimento possível às pessoas vítimas de lesões encefálicas congênitas e adquiridas, que apresentavam déficits motores, sensoriais e cognitivos severos, incluindo pacientes e familiares.
Iniciamos nossa vida profissional em um hospital público de reabilitação
Estamos falando de pessoas que muitas vezes acordavam cedo, percorriam enormes distâncias, enfrentavam grandes dificuldades para participar de uma sessão de Terapia e depositavam em nós a esperança de que a reabilitação poderia fazer a diferença em suas vidas. Naquela época, pouco se sabia sobre Reabilitação Cognitiva por aqui, a Neuropsicologia ainda não era reconhecida enquanto especialidade e as referências para estudo eram todas de fora do País, de forma que, apesar do amor com que nos dedicávamos ao trabalho, sentíamos que ainda nos faltava mais ciência, mais conhecimento, mais saber.
E foi assim, diante da dor destas pessoas que decidimos nos mover e encontrar caminhos para transformar a realidade que nos cercava. Foi plantada a semente e nosso trabalho era fazer germinar.
A Evolução
A busca por transformação começou por conhecermos mais profundamente as teorias de Reabilitação Cognitiva. Queríamos ser mais eficientes, desenvolver e aplicar métodos e técnicas que alcançassem a necessidade desses pacientes e até buscamos respostas em outros estados, mas não nos sentíamos satisfeitos com as informações que encontramos, e foi desse inconformismo que surgiu a ideia de convidar referências e montar um curso com alguns nomes de destaque da Neuropsicologia Brasileira.
Era necessário ir além.
E foi então que, absorvendo as informações repassadas pelos primeiros mestres e sustentados no modelo holístico de Prigatano, Ben-Yshai e Barbara Wilson começamos a aprimorar nossa metodologia. Entendemos muito cedo que era preciso ensinar as pessoas a fazer, era preciso desenvolver uma proposta pedagógica de curso que transmitisse, por meio da prática clínica, habilidades teórico-práticas que se revertessem em resultados para aqueles que tanto precisavam. Desta maneira fomos evoluindo e crescendo, acreditando que pessoas bem formadas e comprometidas podem sim, transformar a sociedade.
Mal sabíamos o quanto isso mudaria nossa história.
O que buscávamos, e realmente conseguimos, foi satisfazer nossa sede por respostas. Surgiu aí nosso primeiro curso de pós-graduação, no qual fomos os primeiros alunos inscritos. Detalhe: o “escritório”: era a sala de casa; a sala de aula: um auditório alugado; a equipe: nós mesmos. A ideia principal era compartilhar o que aprendíamos e desenvolver nossas competências enquanto reabilitadores, mas durante o curso percebemos algo interessante: muito do que era dito ainda estava pautado em conhecimento teórico e, embora relevante, ainda era distante da realidade dura que enfrentávamos no dia-a-dia dos consultórios, leitos e ginásios de reabilitação.
O Presente
O tempo passou, o trabalho fluiu e nos idos de 2009 decidimos ampliar nossa oferta de cursos, pois percebemos que estávamos maduros o suficiente para formar Neuropsicólogos. Essa foi pra nós uma experiência reveladora, a confirmação que nossa preocupação genuína em compartilhar tudo que sabíamos, que o modelo de ensino que privilegiava o desenvolvimento de habilidades práticas, havia alcançado o coração das pessoas: nossa primeira turma de Neuropsicologia chegou a 60 alunos inscritos!
Outras turmas de pós graduação, de extensão e cursos livres vieram. Com o tempo agregamos às atividades do Nepneuro a revenda de livros, testes e brinquedos pedagógicos, estruturamos a clínica, sempre recebendo parceiros que se solidarizavam com nossos valores, pessoas que nos escolheram e foram por nós escolhidas devido ao alto nível de competência profissional e, acima de tudo, pelo compromisso com a ética e valorização da vida.
Em 2020 podemos dizer que seguimos como antes, incomodados e inconformados, buscando sempre nos aprimorar, recebendo as pessoas de maneira calorosa e intimista, convidando todos a entrarem em nossa casa e fazer parte de nossa família. Hoje olhamos para o futuro conscienciosos de que nossa razão de existir, nossa essência não mudou e não mudará: dedicamo-nos todos os dias ao exercício de tentar compreender as necessidades de quem precisa de nós, e é este sentimento poderoso de querer se doar ao próximo junto ao desejo de contribuir de forma significativa com a mudança na vida das pessoas, que nos movem todos os dias.
Aonde chegaremos? Bem, não sabemos se há uma chegada, nosso compromisso é com o caminhar... e você está convidado a vir conosco nesta jornada!
Seja bem-vindo à família Nepneuro.