.png&mode=crop&width=523&height=527)
Curso Presencial
Avaliação da personalidade com o teste Zulliger no Sistema Compreensivo (Z-SC)
15 horas de curso com certificação e muita prática.
Para quem é esse curso?
Psicólogos, Neuropsicólogos e estudantes de Psicologia (a partir do 8º período)
Por que fazer esse curso?
O curso é direcionado a profissionais e estudantes de Psicologia que desejam aprofundar suas habilidades em avaliação psicológica de forma precisa e científica. Este teste expressivo permite uma análise detalhada da personalidade, auxiliando na compreensão de aspectos cognitivos, emocionais e interpessoais do indivíduo.
Será possível aprender a aplicação, análise e interpretação do Teste de Zulliger Sistema Compreensivo em formato individual, com foco em identificar padrões psicológicos relevantes para contextos clínicos, organizacionais, forenses, educacionais, agregando validade científica e ampliando as possibilidades de atuação nas diversas áreas.
Como ocorrem as aulas?
Aulas presenciais na sede do NEPNEURO, em Goiânia/GO.
19/09/2025 - sexta-feira - 14:00 às 21:00
20/09/2025 - sábado - 08:00 às 17:00
Qual conteúdo?
Curso para aplicação, interpretação e análise do Teste de Zulliger Sistema Compreensivo forma individual.
O Teste de Zulliger Sistema Compreensivo (ZSC) é um instrumento projetivo e expressivo baseado em manchas de tinta como estímulo, capaz de avaliar múltiplas dimensões da personalidade por meio dos processos de percepção e associação do indivíduo.
O curso tem como objetivo proporcionar um entendimento aprofundado sobre Teste de Zulliger Sistema Compreensivo, abordando o contexto histórico, fundamentos teóricos, objetivos do teste, sua aplicação, codificação e interpretação, a partir de análises quantitativas e qualitativas.
Para isso, os participantes terão acesso aos materiais de aplicação, bem como a explicação detalhada de sua preparação, situação de aplicação, codificação, interpretação e análise. O instrumento será administrado pelos discentes por meio de role-playing, conduzido pela professora, e aprenderão a analisar o instrumento a partir de estudos de caso e construção de um laudo.
Sua aplicação é indicada não apenas no contexto clínico, mas também em diversas áreas da avaliação psicológica, como trânsito, ambiente organizacional, setor educacional, saúde e outros campos que demandam uma compreensão detalhada da personalidade.
Diferenciais do curso?
Abordagem baseada em evidências científicas – O curso é estruturado conforme o Sistema Compreensivo, metodologia desenvolvida a partir dos estudos de John Exner, que confere maior confiabilidade e validade ao uso do Teste de Zulliger. A ênfase na fundamentação teórica permite que os participantes adquiram um conhecimento sólido sobre os processos subjacentes à avaliação da personalidade.
Foco na aplicação prática – Além da teoria, os alunos recebem treinamento detalhado sobre aplicação, codificação, interpretação e análise dos resultados, possibilitando o uso eficaz do instrumento em diferentes contextos da Psicologia. A prática supervisionada contribui para o desenvolvimento da precisão técnica na análise das respostas.
Material atualizado e embasado nas diretrizes vigentes – O conteúdo do curso é constantemente revisado para atender às normativas mais recentes e às melhores práticas da Psicologia. Isso assegura que os participantes adquiram um conhecimento alinhado às exigências contemporâneas da profissão, garantindo segurança e credibilidade no uso do instrumento. Por ter estímulos visuais neutros, o instrumento pode ser administrado de forma acessível para pessoas em qualquer nível de escolaridade e em contextos transculturais.
Com essa formação, os profissionais estarão preparados para utilizar o Teste de Zulliger de forma precisa, ética e fundamentada, ampliando suas possibilidades de atuação e oferecendo avaliações psicológicas mais aprofundadas e confiáveis.
Docente
Ana Clara Mateus Carvalho Tomazett - CRP 09/8610
Psicóloga, graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Mestra em Psicologia, na área de Psicopatologia Geral e Psicologia da Saúde, com ênfase em Avaliação Psicológica, também pela PUC Goiás.
Atua como professora no curso de Medicina do Centro Universitário de Mineiros (Unifimes), campus Trindade. Lecionou no curso de Medicina da Universidade de Rio Verde (UniRV), campus Aparecida, e nos cursos de Psicologia do Centro Universitário de Goiânia (UNICEUG) e da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Possui experiência como psicóloga escolar e há 12 anos atua na área clínica, com atendimentos a adolescentes e adultos em sua clínica particular e no SUS.
Durante a graduação, integrou o projeto de pesquisa "Estudos de Validação e Normatização de Testes Projetivos para Crianças e Adolescentes", que deu origem à sua dissertação de mestrado, focada na normatização do Teste de Zulliger pelo Sistema Compreensivo para crianças e adolescentes. Apresentou trabalhos sobre o tema em congressos nacionais, foi monitora do curso de Zulliger no Instituto Goiano de Avaliação Psicológica (IGAP) e ministrou formações para psicólogos do Complexo de Referência Estadual em Saúde Mental Prof. Jamil Issy (CRESM), além de cursos e supervisões particulares sobre o teste.
Como resultado de sua pesquisa, publicou os artigos "Desempenho de crianças e adolescentes não pacientes no Zulliger SC" (revista Avaliação Psicológica, Qualis A2) e "Validity of the Developmental Index for the Zulliger Test in children and adolescents" (revista Estudos de Psicologia, Qualis A1).
Investimento
De R$730,00 por apenas R$657,00 até o dia 31/05/25
(pagamento em 1x no pix ou 2x no cartão de crédito)